Com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas associações e cooperativas de reciclagem, empresários e sociedade civil, o evento foi marcado pela conscientização e debate da importância da cadeia produtiva da reciclagem
Com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas associações e cooperativas de reciclagem, empresários e sociedade civil, o evento foi marcado pela conscientização e debate da importância da cadeia produtiva da reciclagem

São Paulo (SP) – O deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), como coordenador da região sudeste, promoveu o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, na sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Com a presença de mais de 200 pessoas, entre elas associações e cooperativas de reciclagem, empresários e sociedade civil, o evento foi marcado pela conscientização e debate da importância da cadeia produtiva da reciclagem.

Para o parlamentar, é preciso conscientizar a população desde já para a necessidade de somar forças e mudar a realidade da reciclagem no país. “Vemos que existe um anseio para caminhar neste setor, mas isso não será possível sem a colaboração de todos. Por isso, estamos aqui para levar a voz de todos os catadores para Brasília”, declarou.

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar diversas palestras sobre a temática e trocar experiências sobre a reciclagem. Entre eles, a engenheira ambiental e representante da Associação de Plástico do Rio de Janeiro, Daniella Gomes, a representante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Lia Demange, e o diretor da Associação Brasileira dos Recicladores de Metais, Luiz Lopes. Além das palestras, foi aberto um espaço para a demonstração de produtos e tecnologias criadas a partir da reciclagem.

Vinicius Carvalho lança Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem em SP

“O que vimos aqui hoje é a prova que a reciclagem transforma não só o meio ambiente, mas principalmente vidas de muitas famílias. A cadeia produtiva da reciclagem traz desenvolvimento regional, econômico, ambiental e social”, afirmou Vinicius Carvalho.

Para o representante dos catadores, Anderson Nassif, é necessário estreitar a relação entre catadores e iniciativas que ajudam a reciclagem. “Esse espaço que temos aqui hoje é extremamente importante para todos nós catadores e agradecemos ao deputado Vinicius Carvalho. Precisamos construir de maneira conjunta ações que movimentem ainda mais essa cadeia”, afirmou.

Dados da Reciclagem

Segundo o Ipea, das 80 milhões de toneladas de resíduo sólido que o país produz, apenas 3% é efetivamente reciclado, movimentando mais de 12 bilhões de reais.

Para o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) presidente nacional da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, todo trabalho começa em casa. “Se essa separação não for feita, é impossível que os centros de triagem trabalhem, o que culmina no desperdício e impede que famílias obtenham renda com esse trabalho”, afirmou.

Texto e fotos: Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho

Posts Relacionados