WhatsApp Image 2018-06-29 at 15.49.40
Encontro faz parte de uma série de eventos sobre a saúde do homem

São Paulo (SP) – De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de estômago deve acometer 21.290 até o fim de 2018. O Instituto apontou ainda que esse tipo de tumor é mais frequente em pessoas do sexo masculino, sendo o quarto de maior incidência entre eles, e em pessoas acima dos 50 anos.

Esses dados alarmantes chamaram a atenção do líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB), na Câmara Municipal de São Paulo, vereador André Santos, que colocou o tema em pauta convidando a Dra. Olga Szpigel, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e gastroenterologia, para falar sobre o assunto, ontem (28), na Câmara Municipal.

“A maioria dos sintomas não parecem indicar uma doença grave e os pacientes muitas vezes confundem com uma simples dor de estômago e não procuram um médico. Por conta disso, muitos pacientes demoram para ter um diagnóstico. Cerca de 80% dos casos são descobertos em um estágio muito avançado”, diz a médica.

Dra. Olga reforçou a necessidade de prevenção com uma dieta equilibrada e atividade física. “Melhorar a alimentação com uma dieta rica em frutas e liquido, além de praticar alguma atividade, sempre será a melhor forma de prevenir. Vamos abrir menos latas e lavar mais folhas.”

O líder republicano salientou que é justamente por conta das estatísticas que a prevenção é tão necessária. “Promover a conscientização por meio de eventos como este é fundamental para que, com a prevenção, a gente consiga diminuir esses números.”

O vereador ainda falou sobre seus esforços na melhoria no acesso à saúde. “Estive recentemente na Secretaria de Saúde para falar sobre a necessidade de um melhor atendimento nas nossas unidades básicas de saúde.”, finalizou.

Texto: David Carvalho – Ascom André Santos

Fotos: Erik Texeira

 

Posts Relacionados