O projeto tem como objetivo estimular a leitura, a produção de textos e outras atividades relacionadas, que valorizem a estima e a confiança dos alunos
O projeto tem como objetivo estimular a leitura, a produção de textos e outras atividades relacionadas, que valorizem a estima e a confiança dos alunos

São Paulo (SP) – A rede municipal de ensino da Cidade de São Paulo poderá contar, em breve, com um veículo de comunicação regulamentado por lei, inteiramente elaborado pela comunidade escolar.

A proposta é objeto do projeto de lei 34/18, de autoria do Vereador Souza Santos (PRB), que prevê a criação do programa “Jornal Estudantil” nas escolas públicas municipais. A medida objetiva fomentar a interação entre professores, alunos e demais profissionais de ensino, abordando temas de interesse público e fatos relevantes do cotidiano escolar.

A implantação do programa ocorrerá por meio da divulgação de matérias escritas afixadas nos murais das escolas e mediante publicação de conteúdo virtual veiculado nas mídias sociais da instituição de ensino.

A gestão das mídias e elaboração do conteúdo ficará a cargo dos discentes que serão auxiliados por uma coordenação formada por professores, os quais deverão assegurar suporte para a produção textual, formatação, diagramação e demais ações necessária à execução do projeto.

De acordo com Souza Santos, a iniciativa tende a estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita, além de colaborar para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, sociabilidade, organização e visão coletiva, uma vez que motivará a busca pelo conhecimento de fatos relacionados à realidade local, permitindo a troca imediata de informações e a difusão de experiências por intermédio dos canais interativos.

A propositura encontra-se em discussão na Comissão de Constituição e Justiça e Participação Legislativa da Câmara Municipal, devendo ser submetida à votação até o final de abril.

Texto: Eliane Xavier e Luciana Monteiro – Ascom Vereador Souza Santos

Foto: Luciana Monteiro

Posts Relacionados