Hélio Godoy, pré-candidato a prefeito em Sorocaba - Fotos: Assessoria
Hélio Godoy, pré-candidato a prefeito em Sorocaba – Fotos: Assessoria

Hélio Godoy é vereador há três mandatos consecutivos. Um homem público focado em colocar Sorocaba, cidade com cerca 640 mil habitantes, em um novo rumo de crescimento. A prova disso é que sua votação vem crescendo ao longo dos anos, consequência de que a população já compreendeu a seriedade de seu trabalho. Este ano, ele é pré-candidato a prefeito na cidade pelo PRB.

O republicano é economista e bacharel em Direito pela Universidade de Sorocaba (Uniso), com  especialização em Administração Pública Municipal (Fatec) e Direito Urbanístico (Fadi); e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Cidades na Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de são Paulo).

Godoy tem 52 anos, é casado com Alcilezia e pai do Pedro (17 anos) e Ana Julia (nove anos). O PRB São Paulo conversou com ele para apresentar aos republicanos um pouco de sua história e o que pensa o pré-candidato. Acompanhe.

PRB São Paulo – Além de ser vereador, o senhor já disputou outras eleições e/ou ocupou outros cargos eletivos ou administrativos?

Hélio Godoy – Sim. Também fui administrador de Centro Esportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Assessor Técnico (SAAE), no início de minha atuação como servidor público (1999 a 2004), e Secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (2013 a 2014). E f ui candidato a deputado estadual em 2014 (PSD), obtendo 20.121 votos.

 

PRB São Paulo – Conte-nos sua história política:

HG – Meu contato com a política se deu na infância. Meu padrinho era uma das lideranças na minha cidade natal (Itaporanga), mas foi durante a ditadura militar, quando reiniciei os estudos em São Paulo e participei, como estudante secundarista, do grande comício das diretas-já, que comecei a me interessar mais por política.

Em Sorocaba, testemunhei, como comerciante, a dificuldade das pessoas mais humildes em legalizar as suas casas, compradas ou construídas com muito sacrifício. Comecei a tentar ajudar, com apoio dos membros da igreja católica que frequentávamos. Estimulado pela família e amigos, me lancei candidato. Na época, ajudei a estruturar o PSDB em Sorocaba, participara da campanha vitoriosa do partido à Prefeitura e atuara como administrador do Centro Esportivo do Jardim Maria Eugênia. Fui então, eleito pela primeira vez com 3.043 votos, o último do partido.

Ao assumir, foquei na questão fundiária e conseguimos aprovar leis que hoje são consideradas modelo para vários municípios. Incluímos mais de 50 núcleos nas AEIS – Áreas de Especial Interesse Social e fizemos um projeto piloto no Jardim Ipiranga, legalizando todos os 943 imóveis. Com isso, o Poder Público pode implantar melhorias e equipamentos como escola, posto de saúde, áreas de lazer. Mais de 25 mil famílias são beneficiadas pelas nossas leis de regularização. Graças a este trabalho, consegui mais que dobrar a votação e de último vereador eleito em 2004, me tornei o primeiro, com 6.384 votos, em 2008. Em 2012, novo recorde de votos: 7.046, o mais votado.

Aceitei, então, a missão de liderar a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Em pouco tempo, conseguimos agilizar

processos que estavam devagar, fizemos novos contratos, abrimos negociações no Ministério das Cidades e criamos o Programa Nossa Casa, revolucionando a área habitacional de Sorocaba.

Em pouco mais de um ano, já estavam em andamento mais de 5.500 moradias destinadas às famílias de baixa renda e outras mil às de renda intermediária, a maioria delas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Casa Paulista. Até o fim de 2016, mais de 20 mil pessoas vão estar morando em suas novas casas, graças a este incansável trabalho.

 

PRB São Paulo – Porque escolheu o PRB? 

HG – Foi uma escolha de mão dupla. O vereador Irineu Toledo já tinha me convidado anteriormente e em agosto de 2015 optamos pelo republicanismo. Vislumbramos no PRB a possibilidade de ampliarmos a nossa contribuição à cidade, ao estado e ao país. Além da seriedade da sua liderança, dos propósitos e bandeiras do PRB, em consonância com valores cristãos e republicanos, tivemos a certeza de que iríamos contar, como tem acontecido, com o total apoio da direção do partido.

Desde o primeiro encontro com o Presidente Nacional, Marcos Pereira, e com a direção estadual de Sérgio Fontellas, estabelecemos uma confiança recíproca, lastreada num compromisso e num planejamento a médio e longo prazo, objetivando contribuir para o crescimento do partido em Sorocaba e na região.

 

PRB São Paulo – Porque aceitou o desafio de disputar a prefeitura? 

HG – Justamente pela possibilidade de apresentarmos propostas arrojadas, em consonância com as bandeiras do PRB e em defesa da efetiva participação popular nas decisões, de modo a assegurar serviços públicos de qualidade a todas as pessoas, sobretudo às que mais precisam, e de promover a justiça social. Vislumbramos a oportunidade de apresentar à sociedade propostas alternativas, republicanas, um novo jeito de administrar e, com isso, mudar os rumos políticos da cidade.

 

PRB São Paulo – Já tem aliança com quantos partidos para a disputa?

HG – Sim. Já temos um grupo coeso no PRB, com 30 pré-candidatos a vereador e alianças já acertadas com o PRTB, PT do B e PSL. Também estamos conversando com outros partidos que têm propostas e objetivos semelhantes aos nossos.

 

"A população anceia pelo novo. Novos projetos, novos rumos", diz Godoy
“A população anseia pelo novo. Novos projetos, novos rumos”, diz Godoy

PRB São Paulo – Como você analisa a situação atual de sua cidade?

HG – Nos últimos vinte anos, os mesmos grupos se alternam na gestão de Sorocaba. Há uma sensação de fadiga na população, que anseia por novidade. Não o novo pelo novo, mas o novo com experiência, que promova um choque de gestão. Tanto que uma das minhas principais propostas está sendo muito bem recebida por todos os segmentos da sociedade com os quais temos conversado: tornar o governo mais presente, mais próximo das pessoas, por meio da criação de subprefeituras, descentralizando todos os serviços e atendimentos que possam ser regionalizados.

Vamos transformar alguns equipamentos públicos já existentes, como as casas do cidadão, por exemplo, em sedes das regiões administrativas – as subprefeituras.

Também vamos adotar o conceito de Operação Urbana, para revitalizar o centro e as áreas degradadas. A ideia é aproveitar todos os espaços – e os chamados vazios urbanos – para implantar núcleos de convivência cotidiana, abrangendo a atividade comercial, empresarial e residencial, além de pontos de lazer e cultura. Com isso, escolas e postos de saúde que hoje estão com ociosidade passarão a ser novamente utilizados em sua plenitude. Ao mesmo tempo, essas ações irão impactar o sistema de trânsito e transporte, melhorando a mobilidade urbana.

Como vereador, acredito que demonstramos capacidade, criatividade, e entendemos reunir condições para expandir este jeito de atuar, alicerçado na forma republicana de fazer política, a todas as áreas da administração pública.

 

PRB São Paulo – Qual é o principal problema de seu município hoje? Como pretende combatê-lo? 

HG – A população quer melhorias substanciais na Saúde. Como polo e sede da região metropolitana, Sorocaba atende a milhares de cidadãos de municípios da região. É referência em várias especialidades, como a oftalmologia, mas é absolutamente carente em outras, como a oncologia. Por isso, é preciso um plano macro, mais abrangente. O Hospital que o Governo do Estado anunciou há quatro anos continua no papel. Igualmente, o Hospital Municipal. Vamos propor alteração nas prioridades, ouvindo a população de Sorocaba e também, por meio do parlamento metropolitano (que estamos ajudando a criar), as comunidades das cidades vizinhas. O mais importante é que as ações sejam planejadas e envolvam os principais interessados: a população e os servidores. Também vamos implantar tecnologias que facilitem o acesso aos serviços, a começar pelo cartão do SUS e os prontuários eletrônicos. E além de pessoalmente, quem tiver acesso à internet poderá agendar consultas e exames do seu próprio computador ou telefone celular.

 

PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas um pouco de suas principais propostas. 

HG – Além das operações urbanas para revitalizar o centro da cidade e as áreas degradadas, da urbanização das centralidades e continuidade do plano habitacional de moradias populares, vamos, como já falamos, regionalizar a administração (subprefeituras) e fazer um governo presente e interativo, utilizando todas as ferramentas e tecnologias disponíveis.

Muitas dessas inovações serão criadas no nosso Parque Tecnológico, que, por enquanto, tem servido apenas ao desenvolvimento de tecnologia empresarial. Vamos estimular a criação de programas de informática, sistemas e aplicativos que ajudem a gestão pública, incluindo as autarquias municipais, como a URBES, que cuida do sistema de trânsito e transporte, e o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

Outra importante bandeira nossa é a educação e o estímulo ao esporte como agente de integração, inclusão e desenvolvimento social. Pretendemos criar centros integrados de formação, oferecendo ensino formal e atividades complementares. Pretendemos criar uma fundação e uma lei municipal de incentivo ao esporte. Com isso, poderemos reformar, construir outros (o que ocorre não ocorre há 30 anos) e manter os centros esportivos sempre atualizados e em condições de funcionamento, com professores e monitores para todas as modalidades esportivas, culturais e recreativas.

Outra proposta de estímulo à cidadania e participação comunitária é a criação de centrais de voluntariado. Pretendemos ampliar e criar novos mecanismos de participação da sociedade na gestão pública, a começar pelos Conselhos das Administrações Regionais e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concessionados, além de fomentar as PPPs – Parcerias Público-Privadas e os convênios com instituições públicas e privadas de reconhecida competência e credibilidade, aumentando a oferta de serviços de qualidade e as oportunidades de inclusão social, educação e geração de emprego e renda.
PRB São Paulo – Como você vê a situação do Brasil hoje?

HG – Em que pesem as incertezas sobre o rumo político, o que interfere na atividade econômica, acredito que saberemos superar as dificuldades e em pouco tempo retomaremos o norte do desenvolvimento. Sou otimista. Estes episódios políticos, investigações e prisões de lideranças partidárias e empresariais terão efeitos positivos a médio prazo. Vão ajudar a depurar e a consolidar a nossa democracia. É um bom momento para as pessoas de bem se juntarem, como o PRB tem feito, e mudar não só o jeito de fazer política, mas sobretudo a forma de condução do País. As eleições municipais deste ano serão um divisor de águas, a começar pelas campanhas. Haverá mais igualdade de condições.

 

PRB São Paulo – Como você se descreveria como pessoa?

HG – Um cidadão de origem humilde, consciente de que, como cristão e também como político, tem deveres e obrigações, como a defesa dos valores da família, respeito às pessoas e promoção do bem comum.

Preparado: Vereador de terceiro mandato, advogado, economista, especializado em em Administração Pública Municipal e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Cidades
Preparado: Vereador de terceiro mandato, advogado, economista, especializado em em Administração Pública Municipal e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Cidades

Ping-pong

Sua motivação: trabalhar pelo bem comum

Um sonho: chegar ao fim da jornada trilhando sempre o caminho certo

Família: a base de tudo

Cidade: Sorocaba, por adoção e missão

Brasil: pátria amada, acima e maior que tudo
PRB: Oportunidade de mudança para o País

Inspiração: Jesus Cristo, nosso Senhor absoluto

Confiança: nas pessoas, sobretudo nas mais simples

Uma frase: Seja a mudança que quer no mundo (Gandhi)

Quem é você: Hélio Aparecido de Godoy, filho de Tereza e Pedro Godoy, exemplos e inspiração; pai do Pedro e da Ana Julia

Uma mentira: todos os políticos são iguais (inconfiáveis)

Uma verdade: Tudo posso Naquele que me fortalece

 

Entrevista – Ascom PRB São Paulo

Posts Relacionados