Projeto de Flávia Carvalho garante vacina aos cuidadores de idosos
Para ter acesso à vacinação, o cuidador deve comprovar que trabalha na área e que reside no município de São José dos Campos

São José dos Campos (SP) – A Câmara Municipal de São José dos Campos analisa projeto de lei da vereadora Flávia Carvalho (PRB) que propõe a vacinação, gratuita, dos cuidadores de idosos no município.

A proposta, segundo a parlamentar, visa garantir o direito de cuidadores de idosos se vacinarem gratuitamente pela rede municipal de saúde, tendo em vista que pelo contato diário e bastante próximo com os idosos, esses profissionais ficam bastante suscetíveis às doenças e vírus.

“Na verdade, esta garantia é apenas uma extensão da atual regra, pois, o benefício já é imposto a profissionais da área de saúde. Eles acompanham idosos nas mais variadas situações, em banhos, leitos e hospitais, participam do contato diário com eles, então nada mais justo do que garantir aos cuidadores este mínimo benefício, pela exposição diária às doenças que podem ser transmitidas no contato com os enfermos”, explicou Flávia Carvalho na proposta.

Para ter acesso à vacinação, o cuidador deve comprovar que trabalha na área, seja registrado em carteira de trabalho ou tenha contrato de prestação de serviço, além de comprovar domicílio no município.

As vacinas com gratuidade para os cuidadores devem ser as mesmas que já são de direito para os idosos, como a Hepatite B, Difteria e Tétano; Febre Amarela e Influenza (vírus da gripe H1N1).

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Posts Relacionados