rosangela-gomes-prb-maria-rosas-prb-aline-gurgel-prb-arte-agencia-prb-07-10-18
O partido saiu de duas para três deputadas federais, o que representa um crescimento de 50% em comparação às eleições de 2014

Brasília (DF) – O PRB se consagrou neste domingo, 7 de outubro, com um resultado positivo ao eleger três representantes para a bancada feminina na Câmara dos Deputados. O partido saiu de duas para três deputadas, o que representa um crescimento de 50% em comparação às eleições de 2014.

As eleitas: Rosangela Gomes com 63.952 votos no Rio de Janeiro; Maria Rosas com 71.745 em São Paulo e Aline Gurgel com 16.519 votos no Amapá. As republicanas tomarão posse no dia 1º de fevereiro de 2019 para a 56ª Legislatura.

Aline Gurgel agradeceu o empenho de toda a militância do PRB no Amapá pelo resultado das eleições. “Primeiramente, agradeço a Deus, aos mais de 16 mil eleitores e a essa militância aguerrida. Valeu, mulherada, conseguimos mostrar a força da mulher e vamos rumo ao Congresso Nacional”, comemorou Aline Gurgel, que segue para o primeiro mandato de deputada federal.

Rosangela Gomes, reeleita para o segundo mandato de deputada federal, completou: “Agradeço a Deus e a todos pelo carinho, confiança e dedicação”.

Perfil das republicanas

Aline Gurgel

Aline Paranhos Varonil Gurgel, nasceu em 25 de novembro de 1980, em Macapá (AP). É formada em Direito e especialista em Licitações Públicas. Ingressou na política em 2009, onde começou a atuar pela participação da mulher nos espaços de poder. Em 2012, foi eleita vereadora em Macapá com mais de 4,7 mil votos, mais votada no município. Já em 2014, concorreu ao cargo de vice-governadora do Amapá pela coligação “Unidos pelo Amapá que queremos”. Filiou-se ao PRB em 2015 e também foi convidada pelo presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, a comandar as ações do PRB no Amapá, sendo a segunda mulher a liderar o PRB em um estado. Nas Eleições 2016, a republicana disputou a Prefeitura de Macapá. Em 2018, assumiu a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Amapá.

Rosangela Gomes

É formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e pós-graduada em Políticas Públicas e Direito Público pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi vereadora por três legislaturas em Nova Iguaçu (RJ). Foi eleita para o primeiro mandato como deputada estadual nas Eleições 2010. Na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, foi presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e atuou nas comissões de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião; Defesa dos Direitos da Mulher; Saneamento Ambiental e Segurança Alimentar e também foi relatora da Comissão Especial para Tratar da Deficiência do Abastecimento de Água na Baixada Fluminense. Nas Eleições 2014 foi eleita deputada federal pelo PRB no Rio de Janeiro com 101.686 votos. Foi coordenadora do antigo PRB Jovem, conhecido hoje como PRB Juventude, de 2007 a 2010. Atualmente, coordena as ações do PRB Mulher em âmbito nacional, cargo ocupado desde 2011.

Maria Rosas

Maria do Parto Mendes Rosas, nasceu em Angra dos Reis (RJ), no dia 1º de outubro de 1965. É professora, administradora, gestora comercial e voluntária em inúmeros projetos sociais. Foi presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (antiga Pestalozzi de São Paulo); coordenou a Escola Bíblica Infantil e coordena o Grupo Fama. Atualmente, trabalha nos projetos de ação social em São Paulo.

Texto e foto: Agência PRB Nacional

Posts Relacionados