O titulo de Cidadão Piracicabano foi entregue, na última sexta-feira (31), pela Câmara Municipal por indicação do vereador Marcos Abdala
O titulo de Cidadão Piracicabano foi entregue, na última sexta-feira (31), pela Câmara Municipal por indicação do vereador Marcos Abdala

Piracicaba (SP) – Por indicação do vereador Marcos Abdala (PRB), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Piracicabano para o dentista Pérsio Azenha Faber. A solenidade foi realizada no salão nobre Helly de Campos Melges, na última sexta-feira (31).

Autor do projeto de decreto legislativo 47/2018, que conferiu a Pérsio Azenha Faber o Título de Cidadão Piracicabano, Marcos Abdala disse que homenagem se justifica por aquilo que ele ainda realiza. “Você continua merecendo, é um exemplo para todos, uma pessoa igual ao senhor jamais será esquecida”, acrescentou o parlamentar.

Por conta de problemas de saúde, Pérsio não pôde realizar o discurso de agradecimento, mas escreveu para que fosse lido pelo pastor Waldiberto Moreira dos Santos. “Feliz, e finalmente cheio de orgulho e honra, posso dizer cidadão piracicabano. Vivia maior parte da minha aqui, mas faltava o documento certificando todo o meu amor por esta cidade”, disse.

Sobre o homenageado

Natural da cidade de Santos, Pérsio Azenha Faber mudou-se para Piracicaba para estudar no campus local da Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP). Desde então, tornou-se figura importante do setor de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial na cidade, sendo um dos principais articuladores pela instalação do setor na Santa Casa. 

 

Casado com Vali Maria Giannetti Faber, ele tem um longo currículo, com participações em congressos internacionais, especializações e uma carreira acadêmica sólida, sendo professor responsável pela formação de 16 turmas de especialistas em CTBMF e Implantodontia da EAP-APCD.

“Quando trabalhava no Ministério da Saúde, o Pérsio pediu uma audiência, que ocorreu na sala da minha casa, para pedir auxílio no credenciamento da Santa Casa para área buco-maxilar, que era cara, complexa e difícil. Ele sugeriu, batalhou e fez toda a papelada e, desde o final dos anos 1990, o hospital é referência neste setor”, relatou o prefeito Barjas Negri.

O presidente da APCD Piracicaba, Edson Zenebra, lembrou que, ao escolher Piracicaba para estudar, Pérsio Faber tomou uma decisão que mudou a sua vida e, ao mesmo tempo, também alterou a história da cidade. “A vida dele mudou a vida de muita gente, ele deixou muita gente feliz”, destacou. 

Provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão relatou o cirurgião-dentista como “um patrimônio do hospital”. “A gente sabe o quão importante você é, não só pela capacidade profissional, ou pela capacidade de ministrar aulas, ou por ter feito muito para os alunos que já se formaram e para aqueles que estão estudando, você é uma pessoa que é muito importante porque você sempre atendeu o SUS”, disse Pavão.

Texto e fotos: Ascom – Vereador Marcos Abdala (PRB)
Edição: Agência PRB Nacional

Posts Relacionados