marcos-jorge-prb-foto-ascom-15-10-17
Ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), presidiu a reunião do MDIC

Brasília (DF) – O ministro-substituto do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima (PRB), conduziu nesta sexta-feira a 4ª Reunião do Comitê de Governança Estratégica – CGE do MDIC. O objetivo da reunião foi deliberar, com toda a alta administração do ministério, os avanços na agenda de governança do MDIC.

Segundo o ministro-substituto, o CGE tem fortalecido seu papel como instância estratégica de monitoramento e já dará passos consistentes para avançar no papel de avaliação e direcionamento do órgão. “Apoiada pela Central de Monitoramento, a alta administração tem condições de acompanhar de forma tempestiva o cumprimento de seus principais projetos e a necessidade de intervenções para mitigar os riscos de atraso ou falhas de implementação”, destacou o ministro.

Marcos Jorge também frisou que “o MDIC caminha para ajustar-se às recomendações sobre Governança, emanadas dos órgãos de controle, como referencial básico aplicável aos órgãos da Administração Pública”.

Durante a reunião, o colegiado também aprovou o relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho de Integração de Projetos, do qual resultaram rotas de convergência para 15 grupos de projetos com potencial de integração. O objetivo final do GT era potencializar as sinergias entre todas as Secretarias do Ministério e evitar sombreamentos, sobretudo por ocasião da chegada das novas Secretarias à estrutura regimental do MDIC neste exercício.

Os membros do CGE também tomaram conhecimento sobre as iniciativas, executadas e planejadas, para a implementação da Gestão de Riscos e sobre os procedimentos para a formalização e institucionalização das Diretrizes de Monitoramento e Avaliação de Programas e Ações no âmbito do MDIC. Tais ferramentas irão aprimorar o processo de tomada de decisão pela alta administração do MDIC e a consequente alocação eficiente dos recursos orçamentários.

A próxima reunião do Comitê de Governança Estratégica do Ministério deverá ocorrer em dezembro.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Posts Relacionados