Marcos Pereira também solicitou assumir a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel
Marcos Pereira também solicitou assumir a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel

Brasília (DF) – O vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), protocolou hoje (7) requerimento para realização de sessão solene em comemoração ao 71º aniversário de criação do Estado de Israel, que ocorre dia 14 de maio.

A proposta é simbólica neste início do seu primeiro mandato parlamentar porque representa um passo a mais na consolidação da relação de amizade com Israel, país que foi criado em 1948 com o voto decisivo do brasileiro Oswaldo Aranha na Assembleia Geral da ONU.

Na justificativa do requerimento, Marcos Pereira fala da importância da criação do país depois da Segunda Guerra Mundial e que resultou em milhões de judeus mortos. O deputado também destaca a potência econômica, a referência no desenvolvimento tecnológico e as bases democráticas de Israel.

Marcos Pereira propõe sessão solene para comemorar 71 anos de Israel

Marcos Pereira testa carro autônomo em Jerusalém

“Tenho uma relação próxima e profunda com Israel, país que já estive a turismo e a trabalho mais de 20 vezes”, explica o parlamentar, que é presidente nacional do PRB.

Enquanto ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o deputado Marcos Pereira cumpriu agenda nas principais empresas israelenses de aceleração de tecnologia e esteve à época com o ministro Eli Cohen, sua contraparte, no Knesset (parlamento israelense) para discutir trocas e avanços comerciais.

A agenda contribuiu para dar início, no Brasil, à política de “Indústria 4.0” que foi desenvolvida na sua gestão.

“Além de tudo isso, o povo brasileiro tem muito carinho e afeto por Israel, pois o país é representativo especialmente aos cristãos”, contou.

A data da sessão solene não está definida, mas deve ocorrer próxima ao dia 14 de maio.

Grupo de Amizade

Marcos Pereira propõe sessão solene para comemorar 71 anos de Israel

Discurso em evento no clube Hebraica, em SP

Marcos Pereira solicitou ontem (6) assumir a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel. O grupo era dirigido pelo deputado Jony Marcos (PRB-SE), que não se reelegeu.

O vice-presidente da Câmara mantém relação próxima com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e acredita que poderá contribuir na troca de experiências tanto com o Knesset (parlamento israelense) como com o governo.

“Essa relação pode ser aprofundada, especialmente agora nesta nova configuração do governo brasileiro e que prevê uma proximidade e um alinhamento entre Brasil e Israel ainda maior”, finalizou Marcos Pereira.

 

 

Texto e fotos: Ascom deputado federal Marcos Pereira

Posts Relacionados