Vânia Maria da Silva Soares receberá Título de Cidadã Piracicabana. Recentemente, ela foi nomeada coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena do Estado de SP
Vânia Maria da Silva Soares receberá Título de Cidadã Piracicabana. Recentemente, ela foi nomeada coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena do Estado de SP

Piracicaba (SP) – Por meio do Projeto de Decreto Legislativo 6/2019, aprovado na reunião ordinária do dia 28 de março, o vereador Marcos Abdala (PRB) entregará Título de Cidadã Piracicabana a Vânia Maria da Silva Soares, pelos trabalhos realizados na área de políticas para população negra e indígena em Piracicaba e em outras regiões. Recentemente, ela foi nomeada coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena pelo Governador do Estado de São Paulo, João Doria.

Marcos Abdala utilizou a tribuna para destacar a atuação de Vânia Soares em Piracicaba, ler o histórico da homenageada e agradecer a aprovação do projeto de decreto legislativo. “Em breve teremos a honra de entregar a ela o título. Vânia Soares tem demonstrado extrema dedicação, esmero e grande profissionalismo em sua área de atuação, ou seja, a defesa da comunidade negra, o que lhe rendeu o reconhecimento pelo desempenho ímpar ao longo de sua vida profissional”, disse o republicano.

A homenageada é oficial de Justiça aposentada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, professora formada em pedagogia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Ela foi nomeada comendadora pela Sociedade Heráldica Brasileira. Filha de José Cabral e Clarice Pereira da Silva Cabral, Vânia Maria da Silva Soares é natural de Jaú, interior de São Paulo. É casada com Silvio Roberto Bueno Soares e tem três filhas: Thaís Roberta, Flávia Cristina e Ana Cláudia, além dos netos Lorenna e Willyam.

Em sua trajetória, Vânia lecionou por 21 anos no Colégio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, presidiu o Conselho da Comunidade Negra do Município de Jaú, no período de 2011 a 2015, e foi assessora técnica na Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, de 2013 a 2015.

A homenageada também é membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, coordenadora do CIAI (Comitê Intersetorial de Assuntos indígenas), presidente do Comitê Gestor, gestora e secretária geral do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e de Crença da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, membro do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria Estadual de Educação, coordenadora do Grupo Gestor de Quilombos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e membro do Conselho de Educação Escolar Quilombola da Secretaria Estadual de Educação.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Posts Relacionados