Primeiro vice-presidente da Alesp, Gilmaci Santos agora é membro efetivo de quatro comissões permanentes, entre elas a de Constituição, Justiça e Redação
Primeiro vice-presidente da Alesp, Gilmaci Santos agora é membro efetivo de quatro comissões permanentes, entre elas a de Constituição, Justiça e Redação

O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB), primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), agora é membro efetivo de quatro comissões permanentes da Casa: Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura; Assuntos Metropolitanos e Municipais e da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho. O parlamentar é também membro substituto nas comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento e na de Atividades Econômicas.

Gilmaci Santos explica sobre a importância das comissões permanentes da Assembleia. “É nas comissões que discutimos e analisamos projetos de lei, emendas e outras proposições; antes da votação em Plenário podemos ainda realizar audiência públicas e esmiuçar os temas mais complexos”.

O republicano lembra também que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação é uma das mais movimentadas da Casa, já que é nela que se verificam os aspectos constitucional, legal e jurídico das proposituras, além disso, a CCJR é que faz a redação final da maior parte das proposições.

A escolha dos membros efetivos e substitutos das comissões, segundo o Regimento Interno da Alesp, se dá por meio da indicação do líder da Bancada; no caso do PRB, o líder é o deputado estadual Sebastião Santos. Em seguida, o parlamentar indicado é nomeado pelo presidente da Casa, que atualmente é o deputado Cauê Macris (PSDB). Após a nomeação, os parlamentares se reúnem para a escolha da presidência e vice-presidência das comissões.

Texto: Amanda Fisher – Ascom deputado Gilmaci Santos

Foto: Ascom deputado Gilmaci Santos

Posts Relacionados