Republicano argumenta que prefeitos de municípios menores vivem “de pires na mão” pedindo emendas aos deputados junto aos governos estaduais e federal
Republicano argumenta que prefeitos de municípios menores vivem “de pires na mão” pedindo emendas aos deputados junto aos governos estaduais e federal

Jundiaí (SP) – Ao voltar a Jundiaí e São Vicente, nesta sexta e sábado (23 e 24), Marcos Pereira deu o tom de como será seu primeiro mandato como deputado federal. Ao agradecer os votos recebidos, compromisso que firmou durante a campanha, o presidente nacional do PRB disse que vai trabalhar por um novo pacto federativo – que continua no papel, reforçará a luta pelos pequenos e médios municípios e em defesa da família e das crianças.

Ele argumenta que prefeitos de municípios menores vivem “de pires na mão” pedindo emendas aos deputados junto aos governos estaduais e federal. Marcos Pereira defende que é preciso restabelecer uma nova divisão do dinheiro arrecadado com impostos e as atribuições entre os entes, e dar maior poder para as prefeituras. O assunto é controverso. Há quem defenda o contrário e acuse os municípios de incompetência para gerir novas responsabilidades.

Em Jundiaí e São Vicente, Marcos Pereira defende novo pacto federativo

Neste complexo sistema tributário brasileiro, que inclui ainda a chamada “guerra fiscal”, União, estados e municípios dividem os recursos e as atribuições. A União tem como principais fontes de dinheiro o Imposto de Renda e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os estados contam com as arrecadações do IPVA e do ICMS, enquanto os municípios ficam com o IPTU e ISS. Esse modelo foi definido na Constituição de 1988.

“O PRB nasceu municipalista, inclusive no nome (era PMR – Partido Municipalista Renovador), justamente porque entendemos que as primeiras necessidades estão nos municípios”, disse Marcos Pereira. Demandas como saúde, educação e trânsito, por exemplo, que geralmente são as mais urgentes, dependem de respostas rápidas e capacidade de gestão. Só com mais recursos isso é possível. “Vou trabalhar nesse sentido”, reforçou.

Em Jundiaí participaram do encontro o vereador Roberto Conde; a vereadora de Louveira Priscilla Finamore (ambos do PRB); o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Souza Santos; o presidente estadual do PRB, Sérgio Fontellas. Em São Vicente estavam, além de Fontellas, o deputado estadual Wellington Moura; o presidente do PRB local, Fábio Moura, entre outras autoridades da Baixada Santista.

Agradecimentos

Além de Jundiaí e São Vicente, Marcos Pereira já esteve em outras nove cidades, entre elas São José do Rio Preto e Francisco Morato, para agradecer os votos recebidos. Ele se comprometeu a retornar aos locais onde foi recebido durante a campanha e já tem agenda até janeiro. Na segunda-feira (26) ele estará em Piracicaba, Limeira e Cosmópolis.

Texto e fotos: Ascom Presidência Nacional

Posts Relacionados