marcos-jorge-prb-comitiva-do-mdic-conhece-projetos-industriais-inovadores-pelo-pais-foto1-ascom-25-10-18
Ministro Marcos Jorge esteve em instalações da indústria de petróleo e gás no Rio de Janeiro e em Indaiatuba, no interior de São Paulo, onde funciona fábrica da Toyota

Brasília (DF) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), cumpriu agenda, nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro e em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

Comitiva do MDIC conhece projetos industriais inovadores pelo país

Na capital fluminense, ele esteve nas instalações industriais da TechnipFMC, uma das mais modernas Indústrias de equipamentos para o segmento de petróleo. “O desenvolvimento da indústria de petróleo e gás impacta diretamente a dinâmica da economia nacional”, afirmou Marcos Jorge na maior unidade fabril do grupo que produz equipamentos subsea, offshore e onshore para o setor de petróleo, como dutos flexíveis e as famosas “arvores de natal”.

Comitiva do MDIC conhece projetos industriais inovadores pelo país

Fornecedora de equipamentos para a indústrias petroleiras de diversas regiões do mundo, a TechnipFMC emprega 5,7 mil trabalhadores em todas as suas unidades. Atualmente, 70% da produção é destinada para a exportação, sendo que Brasil e Escócia atuam hoje como os dois principais hubs da companhia.

Na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o ministro visitou o Centro Global de Pesquisa da General Eletric (GE), Baker Hughes. O centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de uma das maiores companhias do mundo, aponta soluções para a indústria de petróleo e gás, principalmente, para a exploração nas camadas de pré-sal.

Na avaliação do Alejandro Duran, presidente da Baker Hughes GE, o pré-sal é uma das maiores e mais desafiadoras descobertas recentes de reservas de petróleo do mundo. Ele ressaltou eu, ao longo de 10 anos de desenvolvimento tecnológico da GE, o centro foi indutor do desenvolvimento de processos que criaram muito valor e ganhos de eficiência e produtividade para a atividade da empresa.

“Os ciclos de tecnologia estão cada vez mais velozes. Por isso, tenho cada vez mais convicção de que o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação são essenciais para assegurar o aumento da competitividade da nossa indústria”, disse o ministro.

Comitiva do MDIC conhece projetos industriais inovadores pelo país

A agenda prosseguiu em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde, juntamente com o ministro das Minas e Energia, Moreira Franco, ele visitou a fábrica da Toyota. Os executivos da empresa apresentaram os planos de investimento de mais de R$ 1 bilhão para modernização da planta, que hoje é responsável por empregar mais de dois mil trabalhadores diretamente. Em outra frente de investimento, a Toyota estuda produzir carros híbridos e elétricos no Brasil.

“Esses aportes são frutos diretos do programa Rota 2030 que, tenho certeza, irá trazer mais desenvolvido, emprego e renda para o Brasil”, ressaltou. O secretário de Desenvolvimento e Competiria Industrial do MDIC, Igor Calvet, e o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão acompanharam o ministro nas três visitas.

Texto e fotos: Ascom MDIC

Posts Relacionados