drads-570
Hamam destaca que a capacitação tem como foco melhorar os resultados com a família

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), através da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp), promoveu nesta terça-feira uma capacitação aos diretores e técnicos das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads). O objetivo foi o de fortalecer os conhecimentos dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com foco nas famílias, por meio de atividades práticas.

Na abertura, estavam presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogerio Hamam, além do diretor executivo da Edesp, Sidnei de Castro, e a coordenadora estadual de Ação Social/Seds, Rita Dalmaso. A aula, que ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap), foi ministrada pela psicóloga Ligia Pimenta.

drads2-interna
Secretário estadual de Desenvolvimento Social

Hamam destacou que a capacitação tem como foco melhorar dos resultados com as famílias. “É preciso entender a realidade antes de tomar decisões específicas. Aperfeiçoar o atendimento e deixar os grupos familiares como protagonistas é fundamental. Com o fortalecimento das famílias, há também o fortalecimento das políticas de prevenção ara deixar os jovens longe das drogas”, observou.

Para a psicóloga Ligia Pimenta, o uso da metodologia colaborativa é ideal para que os agentes sociais reflitam sobre o seu papel. “Através da metodologia dialógica e colaborativa é possível auxiliar na reflexão dos agentes e fortalecer os territórios onde atuamos. Dessa forma, podemos compartilhar e construir de forma participativa uma proposta que fortalecerá as capacidades dos técnicos”, afirmou.

O diretor da Drads Mogiana, João Alborgheti, se mostrou grato ao desempenho da Edesp em suas capacitações. “As capacitações são sempre boas e essa, em especial, traz conhecimentos importantes. O tema é fundamental: a família é o cerne de tudo. Quando ela está desestruturada, aparecem as mazelas na sociedade”, afirmou Alborgheti.

Durante o evento foram esclarecidos o papel do agente de desenvolvimento social, além de desenvolvidas dinâmicas, trabalhos em grupo e roda de conversa.

Edesp

A Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (Edesp), coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, foi criada em 29/02/2012 para oferecer cursos de aprimoramento, capacitação profissional, treinamento, além de exercer as atribuições relativas à qualificação e capacitação estabelecidas no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É uma ação inovadora do Governo do Estado na área social, para capacitar e valorizar os funcionários, gestores e profissionais deste setor.

Os cursos e programas são executados de forma direta ou por meio de instituições públicas ou privadas contratadas, conveniadas ou parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Social. Podem ser presencial, semipresencial ou à distância. O Ambiente Virtual de Aprendizagem, Portal Edesp, pode ser acessado pelo www.edesp.sp.gov.br.

 

Por: Flávia Gonçalves
Fotos: Luiz V. Pereira

Posts Relacionados