José Lemes Soares 1
José Lemes, pré-candidato a prefeito pelo PRB em Presidente Prudente

 

Formado em Sociologia Política, José Lemes é empresário e está focado em ajudar a mudar os quadros políticos do Brasil. Por isso, o jovem é pré-candidato a prefeito pelo PRB em Presidente Prudente. Seu principal objetivo é lutar contra a corrupção e fazer a cidade voltar a crescer.

Soares nunca disputou nenhuma eleição e encontrou no PRB um grupo de pessoas como ele, que querem “colocar a mão na massa” e fazer o Brasil o país que os brasileiros desejam.  “Não adianta reclamar e não fazer nada, esse não é o caminho. É necessário buscar soluções, contribuir de fato, para que possamos viver novos ares”.

Presidente Prudente está localizada na região Oeste do Estado de São Paulo. A cidade possui mais de 220 mil habitantes e carece de uma nova gestão. Aos 29 anos, Soares será o mais jovem candidato da história de Prudente. Ele poderá fazer ao município uma administração nova e transparente.

Essa semana, o pré-candidato conversou com o PRB sobre seus objetivos, falou sobre projetos e contou sua história política. Confira a baixo.

PRB São Paulo – Já disputou outras eleições e/ou ocupou outros cargos eletivos ou administrativos?

José Lemes – Não, nenhuma vez.

PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas sua história política.

J. L. – Vi que comecei a gostar de política quando estava morando na Escócia. Foi aí que comecei a perceber que admirava bastante esse tema. Voltando para o Brasil fui convidado a ajudar na campanha de um deputado federal e rapidamente passei a fazer parte da coordenação de campanha, sendo responsável pela logística. Mais tarde, fui convidado para ingressar na juventude do PSDB, mas não aceitei o convite, pois não via muito espaço para que pudesse levar mais as coisas do meu jeito, de acordo com minhas ideologias. Depois disso, fui convidado a ingressar no PPS, e eu aceitei. No PPS me tornei presidente municipal pela Juventude Popular Socialista. Por volta de 2012, o presidente do PPS de Presidente Prudente, Charles Moreira, me convidou para ser candidato a prefeito, mas não foi possível. Recentemente eu recebi convite de vários partidos políticos, mas resolvi fechar parceria com o presidente estadual do PRB, Sergio Fontellas. Atualmente sou responsável pelo PRB no Oeste Paulista e em dezembro foi lançada minha pré-candidatura a prefeito pelo partido, sendo o mais novo candidato a prefeito da história da cidade.

PRB São Paulo – Porque escolheu o PRB?

J.L. – É um partido novo, comandado por pessoas de excelente competência. Eu havia recebido muitos convites para me filiar a outros partidos e me candidatar, mas eu gostei muito do estilo do Sergio Fontellas e do Marcos Pereira, então justamente por isso e também pela ideologia do PRB, a qual vem de encontro com o que penso sobre política, optei por ele. O partido está cercado de boas pessoas, de seriedade, de pessoas que realmente sabem colocar a mão na massa. E assim, o PRB proporcionou espaço para que eu pudesse ser mais um aliado nessa trajetória que visa transformar o país num lugar melhor.

PRB São Paulo – Por que aceitou o desafio de disputar a prefeitura?

J.L. – Porque sou movido a desafios. Posso dizer que desde minha infância os enfrentava e esse portanto, é mais um grande desafio. Mas não é um desafio só meu, é um desafio de toda a população de Presidente Prudente, pois se vencermos a eleição quem vai ganhar mais do que tudo será a população prudentina, com nossos projetos, por nossos ideais. Sendo assim, acredito que o melhor para Presidente Prudente é o PRB com José Lemes. Não farei esquemas, não farei negociação com bandidos. Vai ser Prudente em primeiro lugar!

PRB São Paulo – Já tem aliança com quantos partidos para a disputa? Quais são eles?

J.L.– A minha maior aliança hoje é o povo de Prudente, pois nós estamos representando essa realidade, a vontade de mudança. Os partidos que estão com o PRB para a coligação são PSL e PTC. Formos uma aliança por uma questão ideológica e não por conta de negociações de secretarias ou cargos. A intenção é, ao vencer, trabalhar com pessoas que tenham condição, capacidade de estar na prefeitura dando o melhor de si pela população, na base da meritocracia.

PRB São Paulo – Como você analisa a situação atual de Presidente Prudente?

J.L. – Prudente tem muito o que melhorar. A política da minha cidade enfrenta dificuldades como qualquer outra. Sabemos que o atual prefeito fez coisas positivas pelo município, mas ainda há bastante a ser feito. Existe muita corrupção na política, portanto não basta apenas um discurso rotineiro, fazer promessas e não cumprir, temos que dizer a verdade, é preciso melhorar muito ainda. Temos projetos para Presidente Prudente crescer e combater a corrupção. Essa é a minha determinação.

José Lemes é o pré-candidato mais novo a prefeito de Prudente
José Lemes é o pré-candidato mais novo a prefeito de Prudente

PRB São Paulo – Qual é o principal problema de seu município hoje ? Como pretende solucioná-lo?

J.L. – Não é um, são vários problemas. O principal deles é a corrupção. A nossa proposta é muito simples: lugar de pilantra é na cadeia, lugar de político corrupto é na cadeia. Temos que combater a corrupção com meritocracia. As pessoas devem subir com mérito, secretários ocuparem cargos por mérito. Essa é uma das formas que usaremos para solucionar a corrupção. E a questão do ISS, enquanto em Bauru o ISS é 2%, o serviço aqui em Prudente tem sido em 5%. Aí pergunto: Quem irá investir em Presidente Prudente? Nós temos que começar a nos portar como a capital o Oeste Paulista. Estamos perdendo empresas para várias cidades de fora, o que é inadmissível. Como empresário vou trazer novas empresas para cá e impedir que as que estão indo embora saiam daqui porque é isso que a população espera.

PRB São Paulo – Conte-nos em poucas linhas um pouco de suas principais propostas.

J.L. – Um dos meus objetivos é lutar contra a corrupção. É importante ter um gestor na prefeitura que entenda da iniciativa privada junto com a pública. A nossa região precisa ganhar mais força em diversos campos. Iremos criar uma comissão independente que vai atuar com a prefeitura para diminuir a corrupção lá dentro.

Na área do transporte público, vamos passar a tarifa a 1 real. Saí da diretoria do transporte coletivo de Presidente Prudente a cerca de três meses. Tenho a “receita do bolo”, vou vencer a eleição e vou sim colocar a tarifa a R$ 1,00 por que sei como fazer isso.

Criaremos um hospital municipal junto com a iniciativa privada porque a prefeitura não tem recurso o suficiente para fazer isso. Vou fazer, pois entendo de Parceria Público Privada e a gente tem quer ter esse tipo de visão, pois alguns não têm e com isso a cidade perde muito.

Também tenho projetos em várias outras áreas, uma delas o turismo, pois Presidente Prudente perde muito nesse meio, enquanto Barretos tem a principal atração turística no maior Rodeio do Brasil, nossa cidade deixa a desejar. O que irei fazer como prefeito é a mesma coisa que Barretos fez a quarenta anos atrás, para se tornar o rodeio de Presidente Prudente o melhor do Brasil.

PRB São Paulo – Como você vê a situação do brasil hoje?

J.L.– Com bastante otimismo. Essa troca de governo fez com que a questão da governabilidade se tornasse possível. Porém, infelizmente tem muita gente que não quer que o país vá pra frente. Eu vejo, por exemplo, na entrada do ministro Marcos Pereira algo positivo, pois é uma pessoa com grande capacidade de viabilizar projetos. Estamos no caminho certo rumo a um futuro melhor.

PRB São Paulo – Como você se descreveria como pessoa?

J.L. – Sou um ser humano como qualquer outro, que erra e acerta, mas admito erros quando houver e valorizo muito os acertos quando eles existem. Os políticos devem assumir essa linha, de transparência e eu sou assim e continuarei sendo assim.

PRB São Paulo – Há algo que não perguntamos que gostaria de destacar?

J.L – Não adianta reclamar e não fazer nada, esse não é o caminho. É necessário buscar soluções, contribuir de fato, para que possamos viver novos ares.

PING-PONG

Nome completo: José Lemes Soares

Sua motivação: Contra corrupção. Por um país melhor.

Um sonho: Chegar lá na frente, poder olhar para trás e ver que valeu a pena, tendo contribuído por um país melhor.

Familía: Unida

Cidade: Presidente Prudente

Brasil: Pagou um preço muito alto por incompetência política, mas nem isso é capaz de ofuscar todo o seu potencial.

PRB: Partido de causa nobre

Inspiração: Lutar pelos meus ideais

Confiança: Nunca deixar de lado seus ideais por nada e por ninguém.

Uma frase: Todos temos endereço certo, porém durante o processo que deixamos nossa marca e é isso que faz com que no final sejamos lembrados por aquilo que realizamos.

Quem é você: Uma pessoa com desejo de fazer o bem, porém sem papo clichê.

Uma mentira: O país está perdido.

Uma verdade: O Brasil tem potencial, o Brasil tem jeito.

Entrevista conduzida pela Ascom PRB São Paulo

Posts Relacionados