_RIK0447
O líder do PRB na casa é autor de um projeto de lei que inclui educação financeira na grade curricular de escolas municipais de São Paulo

São Paulo – O Brasil tem hoje 60 milhões de devedores e inadimplentes. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Lojistas (CNDL), só na capital paulista, uma em cada quatro pessoas faz parte dessa estatística.

Os dados alarmantes chamaram a atenção do vereador André Santos, autor do Projeto de Lei 628/2017 que institui o Programa da Educação Financeira Infantil no âmbito da rede municipal de ensino. “Desde muito cedo aprendemos português e matemática na escola, mas ensinar finanças para nossas crianças ainda não faz parte da nossa cultura e o reflexo disso é o alto número de endividados ainda jovens”, alerta o vereador e líder do Partido Republicano Brasileiro (PRB) na casa.

_RIK0513Para fomentar a discussão, o parlamentar convidou a escritora Patrícia Lages para o evento “Educação Financeira para Crianças: Educando nossas crianças para serem consumidores conscientes e preparados para o futuro”. O encontro aconteceu hoje (28) na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a participação de outros especialistas, como Thiago Nigro, criador do canal O Primo Rico; Alessandra Andrade, representante da Associação Comercial de São Paulo e John Sato, representante do SERASA, além dos educadores do CEU Inácio Monteiro, Márcia Regina e Marcelo Ponciano; e alunos da EMEF.

Para a educadora financeira Patrícia Lages, podemos mudar essas estatísticas mudando nossa cultura passiva de dependentes financeiros. “Devemos assumir a postura da responsabilidade e, quanto antes ensinarmos nossas crianças a pouparem, mais natural isso será para elas”.

O empreendedor Thiago Nigro também falou sobre a cultura paternalista que impede o crescimento econômico de muitas pessoas. “A gente precisa parar de se vitimar e ser protagonista das nossas vidas. Vamos levar a educação financeira a sério, pois um País cresce mais quando as pessoas têm educação financeira”, afirma Nigro que acaba de lançar o documentário “O Código da Riqueza”.

Os alunos da EMEF CEU Inácio Monteiro apresentaram um pequeno projeto de educação financeira com base nos ensinamentos do professor Marcelo Ponciano que também esteve presente ao lado da gestora Márcia Regina.

O PL 628/2017 segue em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo para ser votado em primeira votação.

Confira mais imagens do evento clicando aqui.

Fonte: Ascom Vereador André Santos

Fotos: Erik Teixeira

Posts Relacionados