De autoria da vereadora Flávia Carvalho (PRB), projeto concede desconto de 15% a empresas de São José dos Campos (SP) que instalarem os recipientes para animais de rua
De autoria da vereadora Flávia Carvalho (PRB), projeto concede desconto de 15% a empresas de São José dos Campos (SP) que instalarem os recipientes para animais de rua

São José dos Campos (SP) – Projeto da vereadora Flávia Carvalho (PRB) garante desconto na taxa de lixo aos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços que instalarem comedouros e bebedouros para animais de ruas em São José dos Campos (SP).

Pela proposta, os equipamentos deverão seguir um padrão a ser definido pelo programa “Meu Pet”, sob tutela do Centro de Controle de Zoonoses, de acordo com a melhor forma de armazenamento da água e ração, que ficarão expostos ao sol e a chuva.

O desconto na taxa de lixo corresponderá a 15% do valor no ano da implantação dos comedouros e bebedouros, podendo ser renovado por mais um ano, desde que haja manutenção dos recipientes com água e comida.

Na proposta a republicana relata que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.

“A gravidade do problema é tanta que a população de animais abandonados em nosso país é bem próxima da população humana no continente da Oceania, que tem 36 milhões de pessoas. Em nossa cidade o problema não é diferente. Infelizmente a irresponsabilidade dos tutores com seus animais vai na direção contrária ao amor dos bichos e a cada dia que passa, São José dos Campos tem mais cachorros e gatos nas ruas”, explica Flávia Carvalho.

De acordo com o projeto, outras cidades já adotam esta prática, que consiste na instalação de canos de PVC adaptados e transformados em recipientes de água e comida, como é o caso das cidades de Curitiba (PR), Goiânia (GO) e São José do Rio Preto (SP).

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Posts Relacionados